ESTÁ CHEGANDO O FIM DOS CARROS A COMBUSTÃO?
A resposta para essa pergunta é simples: sim. Pelo que já podemos ver, o futuro será apenas de carros elétricos.
E esse futuro não está tão longe quanto parece. Diversas fabricantes de automóveis, de luxo e populares, também já têm data marcada para começar a produzir apenas carros elétricos. Empresas como Nissan, Volkswagen, Renault, Volvo, Audi, Land Rover, Ford, BMW, entre muitas outras, já anunciaram que o futuro dos carros elétricos está muito próximo. Dessa forma, entre 2025 e 2030, elas pararão de comercializar carros à combustão.
A Europa, em especial, planeja proibir a venda de carros com motor a combustão a partir de 2035 e ter, em suas ruas, apenas carros elétricos até 2050.
Mas o que isso significa para os consumidores? É uma alternativa viável para todo mundo? Vamos entender melhor como será o futuro dos carros elétricos e quais as vantagens para o planeta.
FUTURO DOS CARROS ELÉTRICOS
Os carros elétricos são alternativas que vieram para diminuir a emissão de CO2, um dos gases mais tóxicos, liberados pelos automóveis convencionais, que prejudicam a atmosfera e causam sérios impactos ao planeta e à saúde das pessoas.
Para minimizar esses efeitos dos carros a combustível e contribuir para a sustentabilidade, a ideia que surgiu foram os carros que se alimentam com eletricidade. Para os carros elétricos funcionarem, eles precisam ter suas baterias, geralmente, compostas de íons de lítio.
No momento, os carros elétricos são mais caros que os carros a combustão, entretanto, os preços já estão começando a ficar competitivos. Dessa forma, a longo prazo, os carros totalmente movidos a eletricidade acabam sendo bem mais econômicos.
Um dos principais problemas dos carros a gasolina e a diesel é o custo com combustível e com manutenções. No caso dos carros elétricos, estudos indicam que o gasto com energia para carregá-los pode ser até 5x menor.
Além disso, eles possuem menos peças e componentes, o que diminui muito a necessidade de manutenção. Os carros elétricos também são muito eficientes, silenciosos e apresentam um desempenho superior se comparados aos modelos de combustão.
Aparentemente, não parecem existir empecilhos para o futuro dos carros elétricos ser uma realidade próxima, não é mesmo? Mas a má notícia é que existem muitos questionamentos e obstáculos para isso se consolidar de vez.
Os carros elétricos não emitem CO2, mas a produção das baterias e o abastecimento deles podem, sim, produzir este gás poluente. Principalmente em países como a China e a Alemanha, grande parte da energia vem da queima do carvão, que é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Também existem preocupações quando o assunto são as longas distâncias. Um aspecto negativo referente aos automóveis elétricos é que a bateria não aguenta viagens grandes, sendo necessário parar para recarregar.
O problema é que esse processo pode demorar algumas horas e não existem postos em todos os lugares. Ou seja, ainda se demandam muitos investimentos para trazer alternativas de carregamento, como a indução nas próprias rodovias, por exemplo.
Apesar disso, os países que colocaram prazos para ter suas ruas com carros elétricos já estão se preparando aos poucos, até porque a demanda cresce a cada dia.
Na Europa, por exemplo, os sinais do futuro dos carros elétricos já começaram a aparecer. O Tesla Model 3, um carro 100% movido a eletricidade, foi o mais vendido em setembro de 2021, com quase 25 mil unidades.
CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL
No Brasil, já existem mais de 40 mil carros elétricos andando por aí e, aproximadamente, 500 postos de recarga.
Na verdade, o país possui ótimas condições de ter apenas carros elétricos. A produção de energia aqui é renovável, em sua maior parte, vinda de usinas hidrelétricas, além da vantagem significativa com o uso de fontes de energia solar, eólica e biomassa. O grande problema, na verdade, é a falta de planejamento, incentivo e investimento.
Isso deixará o Brasil para trás, enquanto o resto do mundo possui apenas carros elétricos. Mas, inevitavelmente, nós teremos de nos adaptar ao futuro dos carros elétricos, afinal, as próprias montadoras planejam banir os veículos a combustão de seu estoque futuramente.
A sustentabilidade é uma pauta que está sendo muito discutida atualmente, haja vista que os impactos estão visíveis. Dessa forma, é dever de todos os setores da sociedade buscar alternativas para barrar esses problemas.
À medida que os carros totalmente elétricos não tomam conta do mercado por aqui, os carros híbridos fazem um ótimo papel para introduzir o país nesse futuro.
Esses modelos possuem dois tipos motores: um elétrico e um movido a combustão. Apesar de ainda não serem as alternativas ideais, pelo menos, são menos prejudiciais ao meio ambiente em comparação com os veículos convencionais.
Na SW Premium, loja de carros de luxo em Vitória – ES, você pode encontrar carros elétricos e híbridos para começar a aderir a essa iniciativa que vai movimentar o mercado automobilístico em poucos anos.