Comprar via WhatsApp

O Futuro Será com Carros Elétricos? | Entenda

por | 22/10/2021

ESTÁ CHEGANDO O FIM DOS CARROS A COMBUSTÃO?

A resposta para essa pergunta é simples: sim. Pelo que já podemos ver, o futuro será apenas de carros elétricos. 

E esse futuro não está tão longe quanto parece. Diversas fabricantes de automóveis, de luxo e populares, também já têm data marcada para começar a produzir apenas carros elétricos. Empresas como Nissan, Volkswagen, Renault, Volvo, Audi, Land Rover, Ford, BMW, entre muitas outras, já anunciaram que o futuro dos carros elétricos está muito próximo. Dessa forma, entre 2025 e 2030, elas pararão de comercializar carros à combustão. 

A Europa, em especial, planeja proibir a venda de carros com motor a combustão a partir de 2035 e ter, em suas ruas, apenas carros elétricos até 2050.

Mas o que isso significa para os consumidores? É uma alternativa viável para todo mundo? Vamos entender melhor como será o futuro dos carros elétricos e quais as vantagens para o planeta.

FUTURO DOS CARROS ELÉTRICOS

Os carros elétricos são alternativas que vieram para diminuir a emissão de CO2, um dos gases mais tóxicos, liberados pelos automóveis convencionais, que prejudicam a atmosfera e causam sérios impactos ao planeta e à saúde das pessoas. 

Para minimizar esses efeitos dos carros a combustível e contribuir para a sustentabilidade, a ideia que surgiu foram os carros que se alimentam com eletricidade. Para os carros elétricos funcionarem, eles precisam ter suas baterias, geralmente, compostas de íons de lítio.

No momento, os carros elétricos são mais caros que os carros a combustão, entretanto, os preços já estão começando a ficar competitivos. Dessa forma, a longo prazo,  os carros totalmente movidos a eletricidade acabam sendo bem mais econômicos. 

Um dos principais problemas dos carros a gasolina e a diesel é o custo com combustível e com manutenções. No caso dos carros elétricos, estudos indicam que o gasto com energia para carregá-los pode ser até 5x menor. 

Além disso, eles possuem menos peças e componentes, o que diminui muito a necessidade de manutenção. Os carros elétricos também são muito eficientes, silenciosos e apresentam um desempenho superior se comparados aos modelos de combustão.

Aparentemente, não parecem existir empecilhos para o futuro dos carros elétricos ser uma realidade próxima, não é mesmo? Mas a má notícia é que existem muitos questionamentos e obstáculos para isso se consolidar de vez.

Os carros elétricos não emitem CO2, mas a produção das baterias e o abastecimento deles podem, sim, produzir este gás poluente. Principalmente em países como a China e a Alemanha, grande parte da energia vem da queima do carvão, que é altamente prejudicial ao meio ambiente. 

Também existem preocupações quando o assunto são as longas distâncias. Um aspecto negativo referente aos automóveis elétricos é que a bateria não aguenta viagens grandes, sendo necessário parar para recarregar. 

O problema é que esse processo pode demorar algumas horas e não existem postos em todos os lugares. Ou seja, ainda se demandam muitos investimentos para trazer alternativas de carregamento, como a indução nas próprias rodovias, por exemplo.

Apesar disso, os países que colocaram prazos para ter suas ruas com carros elétricos já estão se preparando aos poucos, até porque a demanda cresce a cada dia. 

Na Europa, por exemplo, os sinais do futuro dos carros elétricos já começaram a aparecer. O Tesla Model 3, um carro 100% movido a eletricidade, foi o mais vendido em setembro de 2021, com quase 25 mil unidades.

CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL

No Brasil, já existem mais de 40 mil carros elétricos andando por aí e, aproximadamente, 500 postos de recarga. 

Na verdade, o país possui ótimas condições de ter apenas carros elétricos. A produção de energia aqui é renovável, em sua maior parte, vinda de usinas hidrelétricas, além da vantagem significativa com o uso de fontes de energia solar, eólica e biomassa. O grande problema, na verdade, é a falta de planejamento, incentivo e investimento.

Isso deixará o Brasil para trás, enquanto o resto do mundo possui apenas carros elétricos. Mas, inevitavelmente, nós teremos de nos adaptar ao futuro dos carros elétricos, afinal, as próprias montadoras planejam banir os veículos a combustão de seu estoque futuramente. 

A sustentabilidade é uma pauta que está sendo muito discutida atualmente, haja vista que os impactos estão visíveis. Dessa forma, é dever de todos os setores da sociedade buscar alternativas para barrar esses problemas. 

À medida que os carros totalmente elétricos não tomam conta do mercado por aqui, os carros híbridos fazem um ótimo papel para introduzir o país nesse futuro. 

Esses modelos possuem dois tipos motores: um elétrico e um movido a combustão. Apesar de ainda não serem as alternativas ideais, pelo menos, são menos prejudiciais ao meio ambiente em comparação com os veículos convencionais.

Na SW Premium, loja de carros de luxo em Vitória – ES, você pode encontrar carros elétricos e híbridos para começar a aderir a essa iniciativa que vai movimentar o mercado automobilístico em poucos anos. 

Outras Postagens

Carros de Luxo Acessíveis | Confira Alguns Modelos

Carros de Luxo Acessíveis | Confira Alguns Modelos

Carros de Luxo Acessíveis São Mais Que uma Realidade Ter um carro de luxo é o sonho de consumo de muita gente. Há alguns anos atrás, isso ficava somente no sonho para muitas pessoas, mas hoje em dia é possível encontrar carros de luxo acessíveis das mais desejadas...

ler mais
Range Rover Evoque R-Dynamic | Veja Detalhes do SUV Compacto

Range Rover Evoque R-Dynamic | Veja Detalhes do SUV Compacto

Conheça o Range Rover Evoque P250 HSE R-Dynamic Turbo O Range Rover Evoque é um carro refinado e muito moderno, que esbanja tecnologia. Esse SUV Compacto era fabricado no Brasil entre os anos de 2016 e 2019, quando sua produção foi parada por aqui. Entretanto, a...

ler mais
Smart ForTwo Aut. 1.0 Turbo | Conheça Esse Moderno Minicarro

Smart ForTwo Aut. 1.0 Turbo | Conheça Esse Moderno Minicarro

Está em Busca de um Carro Compacto? Conheça o Smart ForTwo A Smart é uma fabricante de automóveis da Alemanha, que pertence ao Grupo Daimler AG. O principal diferencial dessa marca são seus modelos de minicarro, todos diferenciados, que chamam muita atenção por onde...

ler mais
Blindagem de Carros | Como Funciona Esse Processo?

Blindagem de Carros | Como Funciona Esse Processo?

Você Sabe Como é Feita a Blindagem de Carros? No Brasil, o índice de roubos e furtos de carros é muito alto e aumenta a cada ano. Isso se tornou uma séria preocupação, que levou os motoristas a cogitar fazer a blindagem de carros. De modo geral, a blindagem de carros...

ler mais
Carro de Luxo Branco | Confira Dicas Para Conservar o Seu

Carro de Luxo Branco | Confira Dicas Para Conservar o Seu

Dúvidas de Como Manter seu Carro de Luxo Branco?   O carro de luxo branco é um dos preferidos dos consumidores. E não é para menos, afinal, os automóveis dessa cor são muito elegantes e chamam a atenção por onde passam. Além disso, a preferência pelo carro de luxo...

ler mais
Fiat Toro Ultra | Tecnologia e Motor Turbo

Fiat Toro Ultra | Tecnologia e Motor Turbo

Conheça a Picape Fiat Toro Ultra A Fiat Toro foi a picape mais premiada de 2021. Ela se tornou líder do segmento de picapes compactas-médias do país e ainda conquistou o selo do Inmetro de picape a diesel mais econômica. A Fiat inovou ao trazer uma picape moderna e...

ler mais
Veja as Vantagens de Comprar Carros de Luxo Seminovos

Veja as Vantagens de Comprar Carros de Luxo Seminovos

Comprar Carros de Luxo Seminovos ou Novos? Comprar carros de luxo é o sonho de consumo de muita gente, afinal, os modelos premium esbanjam beleza, conforto e tecnologia, proporcionando uma experiência inigualável ao motorista.  Entretanto, nem sempre é viável para...

ler mais
Audi Q3 Ambiente | Bonito e Agradável

Audi Q3 Ambiente | Bonito e Agradável

Conheça o Audi Q3 Ambiente, um dos SUVs mais vendidos do Brasil O Audi Q3 é um dos SUVs de luxo com mais unidades vendidas no Brasil, sempre no topo da lista dos compactos por aqui desde seu lançamento, em 2016. O modelo da empresa alemã surgiu em 2011, sendo uma...

ler mais