Comprar via WhatsApp

Plano do governo prevê zero imposto para a importação de veículos europeus | Entenda

por | 15/09/2021

Entenda o plano que zera a importação de veículos europeus

Atualmente, a cobrança de imposto de importação de veículos europeus para o Brasil confere 35% de seu valor total. Isso acaba sendo uma grande barreira para as marcas comercializarem por aqui.

A novidade é que um acordo entre os países do Mercosul e União Europeia prevê zerar impostos na importação de veículos. A ideia é que haja uma redução dessas tarifas até que elas sejam totalmente nulas. Isso significa que carros de luxo de marcas como Audi, Peugeot, Mercedes, BMW, Porsche, entre outros, ficarão bem mais baratos.

O acordo foi assinado em 2019 e a intenção é zerar impostos provenientes da importação de veículos num prazo de 15 anos, a partir do início de validade do acordo comercial. Em julho de 2021, o Ministério de Relações Exteriores publicou detalhes do plano. No caso, a importação de veículos europeus já seria reduzida imediatamente, diminuindo de 35% para 17,5%. O acordo ainda não foi assinado, mas deve entrar em vigor em 1º de janeiro do ano seguinte à assinatura.

Como funcionaria zerar impostos na importação de veículos?

De acordo com o pacto, em 15 anos a partir da assinatura do acordo, as tarifas de importação de veículos europeus seriam todas zeradas. Como é um acordo firmado entre os países do Mercosul, existe uma cota de veículos para cada país, dividida conforme a amplitude de seu mercado. Ao todo, 50.000 carros seriam enviados ao Mercosul: o Brasil ficaria com 32.000 unidades, a Argentina 15,5 mil, o Uruguai teria direito a 1.750 e o Paraguai, a 750.

O plano tem o objetivo, primeiramente, de trazer esses carros com tarifa reduzida e, depois, finalmente zerar impostos na importação de veículos. É fato que a importação de veículos europeus com zero tarifa beneficiará, principalmente, fabricantes como BMW, Peugeot, Renault, Audi, Porsche, Volvo e Mercedes-Benz. Carros asiáticos continuariam pagando imposto de 35%, como é atualmente.

Etapas do plano de zerar impostos na importação de veículos europeus

A priori, o plano prevê tarifa de importação de veículos europeus em 50%. Isso significa que seriam pagos 17,5% do valor total do carro pelos primeiros 7 anos a partir da assinatura do pacto. Depois desse tempo, as tarifas começam a se reduzir e, em 8 anos, serão zerados os impostos na importação de veículos totalmente. Para exemplificar, vale salientar que, se o acordo for assinado em 2021, a partir de 1º de janeiro de 2022 o Brasil tem direito a importar 32.000 unidades de carros europeus no ano com imposto reduzido em 50%, ou seja, 17,5%.

Depois de 7 anos, a tarifa reduz-se anualmente e, em 2036, será de 0%. Isso significa que será possível importar um carro pagando apenas preço de tabela, frete e os impostos como IPI e ICMS, que já são pagos em carros nacionais. É importante ressaltar que os veículos excedentes dessas 32.000 unidades pagariam o imposto completo de 35% normalmente.

Regras do plano de importação de veículos europeus

Não são todos os modelos de carros que entram no plano de zerar impostos na importação de veículos. Como já mencionado, são apenas veículos de montadoras europeias, principalmente, BMW, Peugeot, Renault, Audi, Porsche, Volvo e Mercedes-Benz, o que significa que os carros asiáticos continuam com o imposto de 35%.

E, além disso, existem restrições para os modelos dessas marcas. A medida vale apenas para carros com motor a combustão, ou seja, carros elétricos não entram no acordo.

Portanto, vale para carros a gasolina com até seis passageiros e qualquer cilindrada. Também são englobados os veículos que apresentam motor 3.0 ou mais e que ocupam mais de seis lugares.  Já os carros a diesel devem ter apenas motor de 2,5 litros ou mais, independentemente da capacidade.

Os demais veículos que não se aplicam a essas categorias terão uma diminuição gradual do imposto ano a ano, até que todos tenham isenção da taxa ao fim dos 15 anos. Nesses casos, a cota máxima de veículos permitida ao Mercosul não se aplica.

A ideia é que os preços de veículos nacionais e europeus sejam próximos, principalmente, porque o mercado brasileiro tem um grande interesse nos carros importados. É uma ótima vantagem para marcas que têm pouca importação de veículos europeus nos países do Mercosul.

Vale lembrar que o acordo ainda não foi assinado. Foi assinada, apenas, a intenção de acordo entre a União Europeia e o Mercosul em 2019 e, em julho de 2020, os novos detalhes e cronogramas foram estabelecidos. O processo de zerar impostos na importação de veículos está em ajustes e debates finais, portanto, as regras podem ser alteradas até a assinatura definitiva.

Certamente, a importação de veículos europeus é bastante requisitada pelos consumidores nacionais. Isso porque o acordo aliviará muito os custos e possibilitará que mais pessoas adquiram seu carro de luxo.

Na SW Premium carros de luxo, você encontra os melhores modelos importados das marcas mais desejadas do mundo, com qualidade e bom gosto!

Outras Postagens

Carros de Luxo Acessíveis | Confira Alguns Modelos

Carros de Luxo Acessíveis | Confira Alguns Modelos

Carros de Luxo Acessíveis São Mais Que uma Realidade Ter um carro de luxo é o sonho de consumo de muita gente. Há alguns anos atrás, isso ficava somente no sonho para muitas pessoas, mas hoje em dia é possível encontrar carros de luxo acessíveis das mais desejadas...

ler mais
Range Rover Evoque R-Dynamic | Veja Detalhes do SUV Compacto

Range Rover Evoque R-Dynamic | Veja Detalhes do SUV Compacto

Conheça o Range Rover Evoque P250 HSE R-Dynamic Turbo O Range Rover Evoque é um carro refinado e muito moderno, que esbanja tecnologia. Esse SUV Compacto era fabricado no Brasil entre os anos de 2016 e 2019, quando sua produção foi parada por aqui. Entretanto, a...

ler mais
Smart ForTwo Aut. 1.0 Turbo | Conheça Esse Moderno Minicarro

Smart ForTwo Aut. 1.0 Turbo | Conheça Esse Moderno Minicarro

Está em Busca de um Carro Compacto? Conheça o Smart ForTwo A Smart é uma fabricante de automóveis da Alemanha, que pertence ao Grupo Daimler AG. O principal diferencial dessa marca são seus modelos de minicarro, todos diferenciados, que chamam muita atenção por onde...

ler mais
Blindagem de Carros | Como Funciona Esse Processo?

Blindagem de Carros | Como Funciona Esse Processo?

Você Sabe Como é Feita a Blindagem de Carros? No Brasil, o índice de roubos e furtos de carros é muito alto e aumenta a cada ano. Isso se tornou uma séria preocupação, que levou os motoristas a cogitar fazer a blindagem de carros. De modo geral, a blindagem de carros...

ler mais
Carro de Luxo Branco | Confira Dicas Para Conservar o Seu

Carro de Luxo Branco | Confira Dicas Para Conservar o Seu

Dúvidas de Como Manter seu Carro de Luxo Branco?   O carro de luxo branco é um dos preferidos dos consumidores. E não é para menos, afinal, os automóveis dessa cor são muito elegantes e chamam a atenção por onde passam. Além disso, a preferência pelo carro de luxo...

ler mais
Fiat Toro Ultra | Tecnologia e Motor Turbo

Fiat Toro Ultra | Tecnologia e Motor Turbo

Conheça a Picape Fiat Toro Ultra A Fiat Toro foi a picape mais premiada de 2021. Ela se tornou líder do segmento de picapes compactas-médias do país e ainda conquistou o selo do Inmetro de picape a diesel mais econômica. A Fiat inovou ao trazer uma picape moderna e...

ler mais
Veja as Vantagens de Comprar Carros de Luxo Seminovos

Veja as Vantagens de Comprar Carros de Luxo Seminovos

Comprar Carros de Luxo Seminovos ou Novos? Comprar carros de luxo é o sonho de consumo de muita gente, afinal, os modelos premium esbanjam beleza, conforto e tecnologia, proporcionando uma experiência inigualável ao motorista.  Entretanto, nem sempre é viável para...

ler mais
Audi Q3 Ambiente | Bonito e Agradável

Audi Q3 Ambiente | Bonito e Agradável

Conheça o Audi Q3 Ambiente, um dos SUVs mais vendidos do Brasil O Audi Q3 é um dos SUVs de luxo com mais unidades vendidas no Brasil, sempre no topo da lista dos compactos por aqui desde seu lançamento, em 2016. O modelo da empresa alemã surgiu em 2011, sendo uma...

ler mais